O poeta de Itajaí e a Itajaí do poeta

      Comentários desativados em O poeta de Itajaí e a Itajaí do poeta
210 1

Ele nasceu há exatos 50 anos. Em 11 de novembro de 1962 nascia Bento Nascimento. Filho de trabalhadores, morador do bairro São João em Itajaí, nasceu junto com seu jeito manhoso e perspicaz de fazer poesia.

Bento cresceu fazendo poemas, contando histórias, fazendo amigos e querendo transformar o mundo. Aos poucos, foi colocando no papel tudo o que pensava sobre a vida,sobre as pessoas, amores e dores. Sua poesia agora tomava uma forma pública e outros amigos passaram a conhecer suas produções e foram semeando-as pelas terras que passaram.

Para o jornalista Anderson Bernardes,estudioso e admirador da obra de Bento nascimento, a poesia do Bento é universal, e é isso que o coloca junto dos grandes. “Ele conseguia falar do senhor que estava voltando da Mipesca, que era um empresa de pescados local, mas qualquer pessoa no mundo vai se emocionar com o verso que vem logo em seguida, que diz que um “pedaço de céu caiu sobre sua cabeça”. Traduziu as coisas do dia a dia para uma linguagem só dele, mas que todo mundo entende.Tinha um estilo inconfundível. Seus textos são mal humorados e engraçados ao mesmo tempo.Ele gostava de rir da desgraça. E ria com estilo” conta o jornalista.

Bento foi professor e faleceu de maneira trágica, num acidente de carro. Em 2011,o Sinpro homenageou o poeta de Itajaí, estampando em camisetas uma de suas frases mais belas “É de pisar os pés na poça cheia de princípios que não mergulhamos o mar da liberdade”. As camisetas foram distribuídas aos sindicalizados como forma de lembrar da luta pela cultura, educação e vida digna, direitos que Bento também lutava.

Nestes seus 50 anos de vida, sim, porque Bento Vive, nosso orgulho, carinho e admiração pelo poeta do nosso tempo!

Para conhecer mais os poemas de Bento Nascimento, adquira o livro “Aos vivos”, uma coletânea de poemas já publicados e outros inéditos,lançado pela editora Maria do Cais, em 2007. O livro está à venda no Sinpro e na Livraria Casa Aberta.

 

210 f1

 

 

 

 

{backbutton}