UNE comemora 75 anos de existência, luta e organização

      Comentários desativados em UNE comemora 75 anos de existência, luta e organização
216 4

 

Há 75 anos, surgia no cenário político brasileiro, a União nacional do Estudantes. A UNE. Seus membros, ao longos destas 7 décadas e meia, protagonizaram lutas históricas, contra ditaduras, reitorias reacionárias.

O pulso da UNE ainda pulsa. A corda ainda vibra. Por isso, estudantes do país inteiro se encontram para soprar as velas e homenagear esta história construída com as mãos de centenas e milhares de estudantes brasileiros que ainda levantam bandeiras,erguem seu livros, bradam seus gritos,compartilham experiências, curtem a liberdade e twitam frases de efeito.

Entre os dias entre os dias 18 a 21 de janeiro de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, o seu 14º Conselho Nacional de Entidades de Base, o CONEB, um dos principais encontros do movimento estudantil brasileiro. De acordo com a assessoria de comunicação do CONEB, o conselho é a instância para aprovação das resoluções que nortearão as ações do movimento estudantil para o próximo período. O tema desta edição será “A luta pela reforma universitária: do manifesto de Córdoba aos nossos dias”, com objetivo de avaliar as últimas grandes mudanças na educação e na universidade.

 

Contee e Sinpro presentes no CONEB-2014

A professora Adércia Hostin participará de uma das mesas de debates promovidas pelo conselho da UNE, na tarde de 20 de janeiro, sexta-feira. Representando a Contee, Adércia vai dialogar com o público sobre o tema “Regulamentação do ensino privado: mensalidades, desnacionalização e qualidade”.

“Sempre salutar a participação em eventos do movimento estudantil. Principalmente neste momento histórico de comemoração de 75 anos de organização. A UNE é parceira do movimento sindical, há muitas lutas em comum e fazemos votos que esta entidade permanece firme e organizada” comenta a dirigente.

A direção da UNE está esperando cerca de 4 mil lideranças universitárias de todo o Brasil, representando os seus Centros e Diretórios Acadêmicos para participarem das discussões evolvendo política, educação, cultura, economia e outros temas.

Informações: Assessoria de Comunicação da UNE

 

216 f4

 

 

 

 

{backbutton}