Capes recebe inscrições para professores leitores

      Comentários desativados em Capes recebe inscrições para professores leitores

A Capes recebe inscrições até 24/08 para a seleção do Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira que tem como objetivo a promoção da língua, cultura, literatura nacionais e estudos brasileiros em universidades estrangeiras.

O governo brasileiro vai selecionar professores universitários para a função de leitor em instituições estrangeiras a partir deste semestre, por até dois anos. O programa é custeado pelo governo (Ministério das Relações Exteriores), com auxílio mensal e passagens de ida e volta, cabendo às universidades, em contrapartida, oferecerem benefícios que variam de instituição para instituição.

Exigências

As universidades exigem, pelo menos, o mestrado na área de linguística ou língua portuguesa (uma das vagas permite formação em jornalismo). O edital pede experiência em ensino de português, na variante brasileira, como língua estrangeira ou como língua de herança.

Os países elencados pelo ministério são: Alemanha, China, Dinamarca, França, Haiti, Nigéria, Paraguai, Porto Rico, Reino Unido, Rússia e Trinidad & Tobago. As inscrições devem ser feitas até o dia 24/08 no site da Capes. (www.capes.gov.br)

Fonte: MEC

{backbutton}