Fetraesc realiza o III CONSIND

Comentários desativados em Fetraesc realiza o III CONSIND

Dirigentes dos seis sindicatos que fazem parte da Fetraesc – Federação dos Trabalhadores em estabelecimento de Ensino Privado e Fundações Públicas de direito privado e/ou Comunitárias do Estado de Santa Catarina, realizaram no último sábado, 30 de julho, o III Conselho Sindical da entidade. O CONSIND é uma das instâncias de formação e discussão de políticas sindicais do setor.

Este III CONSIND contou com a presença da profª Aparecida Tiradentes, doutora em educação e pesquisadora da área Educação e Trabalho da FIOCRUZ, RJ. Aparecida pesquisa há mais de 20 anos as relações de trabalho na educação, mais notadamente no avanço do Ensino Superior Privado no Brasil. A professora alerta que o Ensino Superior brasileiro vem se configurando pela concentração de capital advinda de grandes grupos educacionais “Estamos na era da mercantilização do ensino, onde são impostos padrões de produtividade e metas de lucratividade que envolvem demissões e desqualificação do trabalho docente, ‘pasteurização’ e ‘industrialização’ do projeto pedagógico, resultando na depreciação da qualidade de ensino e restrição da função social da universidade.” A pesquisadora provocou o público e instigou a indignação diante da falta de políticas regulamentadoras para o ensino superior privado.

O Plano Nacional de Educação também foi tema no CONSIND e contou com a presença do coordenador de sistematização do PNE e representante do MEC, Arlindo Queiroz, que informou sobre a trajetória de construção do plano e a tramitação no Congresso Nacional. Arlindo também informou sobre as Audiências Públicas que o MEC e a Câmara dos Deputados estão realizando pelo país antes da votação no Congresso.

O Conselho Sindical da Fetraesc contou ainda com a presença de Cassio Bessa, Secretário de Educação, Saúde e Cultura da Federação dos Trabalhadores em estabelecimentos de Ensino do Rio Grande Sul – Feteesul e da profª Adércia Hostin, Secretária de Assuntos Educacionais da Contee que explanou sobre as emendas ao PNE , encaminhadas pela confederação. Adércia informou ainda que o foco das emendas está na implantação de um Sistema Nacional de Educação, tão necessário para a regulamentação do setor educacional privado.

O CONSIND deliberou que os sindicatos devem organizar suas bases para a realização de audiências públicas em parceria com as Câmaras de Vereadores e assim para fomentar o debate nas diversas regiões do estado. A Fetraesc também deve publicar uma revista com pontos fundamentais para a compreensão do plano.