Educação Superior na América Latina em debate

Comentários desativados em Educação Superior na América Latina em debate

Entre os dias 7 e 9 de novembro, trabalhadores em educação estarão em Buenos Aires, num encontro político-educacional de extrema relevância para o quadro da Educação Superior nos países latino-americanos.

Mais do que debater políticas para a educação superior na América Latina, o que se quer é ação. Construir e implantar as ações numa perspectiva da participação coletiva e da construção democrática. Lutar pela universidade democrática e acessível a todos, é um desejo que amplia as fronteiras, pula os muros, internacionaliza a luta. Eis o que bradam as lideranças sindicais durante reunião dos trabalhadores do ensino superior da América Latina.

162 f1

Na visão dos trabalhadores, muito há para ser percorrido no caminho das universidades latino-americanas. Debater diferentes aspectos deste setor, do ponto de vista da elaboração de políticas tensionadas pelos trabalhadores, pode ser uma chance para um novo olhar para a universidade.

Este e outros temas, serão foco dos debates da III REUNIÓN LATINOAMERICANA DE SINDICATOS DE EDUCACIÓN SUPERIOR, convocada pela Internacional de la Educación para América Latina (IEAL) e organizada pela Federación Nacional de Docentes Universitarios (CONADU) de Buenos Aires.

162 f1a

No dia 9, os trabalhadores participam também do III Seminario Latinoamericano de Educación Superior organizado pelo Instituto de Estudos e Capacitação da federação argentina (IEC-CONADU) e pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Neste seminário será abordado o tema “La Universidad Latinoamericana: claves para una reforma democrática”.

A expectativa é que seja feito um panorama sobre a cooperação acadêmica entre os países latinos, o acesso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior, e a participação popular na elaboração e aplicabilidade das legislações educacionais.

A CONTEE está participando dos dois eventos por entender que a unificação das lutas pela qualidade na educação deve ser uma tendencia para organizações sindicais, instituições de pesquisas, movimentos estudantis e demais entidades ligadas à Educação Superior pública e privada.

Representam a CONTEE os dirigentes Adércia Bezerra Hostin, SINPRO ITAJAÍ-SC; Manoel Henrique da Silva Filho, SINTEEPE Pernambuco; Edson de Paula Lima, FITEE Minas Gerais. Também estão presentes Conceição Aparecida Fornasari , FEPESP/São Paulo; Ailton Fernandes,SINPRO /SP ; Amarildo Cenci SINPRO RS/CONTEE e FETEE SUL.

Texto: Ana Lúcia da Silva com informações CONADU

Fotos: Adércia Bezerra Hostin