Entre os dias 7 e 9 de novembro, trabalhadores em educação estarão em Buenos Aires, num encontro político-educacional de extrema relevância para o quadro da Educação Superior nos países latino-americanos.
Mais do que debater políticas para a educação superior na América Latina, o que se quer é ação. Construir e implantar as ações numa perspectiva da participação coletiva e da construção democrática. Lutar pela universidade democrática e acessível a todos, é um desejo que amplia as fronteiras, pula os muros, internacionaliza a luta. Eis o que bradam as lideranças sindicais durante reunião dos trabalhadores do ensino superior da América Latina.
Na visão dos trabalhadores, muito há para ser percorrido no caminho das universidades latino-americanas. Debater diferentes aspectos deste setor, do ponto de vista da elaboração de políticas tensionadas pelos trabalhadores, pode ser uma chance para um novo olhar para a universidade.
Este e outros temas, serão foco dos debates da III REUNIÓN LATINOAMERICANA DE SINDICATOS DE EDUCACIÓN SUPERIOR, convocada pela Internacional de la Educación para América Latina (IEAL) e organizada pela Federación Nacional de Docentes Universitarios (CONADU) de Buenos Aires.
No dia 9, os trabalhadores participam também do III Seminario Latinoamericano de Educación Superior organizado pelo Instituto de Estudos e Capacitação da federação argentina (IEC-CONADU) e pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Neste seminário será abordado o tema “La Universidad Latinoamericana: claves para una reforma democrática”.
A expectativa é que seja feito um panorama sobre a cooperação acadêmica entre os países latinos, o acesso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior, e a participação popular na elaboração e aplicabilidade das legislações educacionais.
A CONTEE está participando dos dois eventos por entender que a unificação das lutas pela qualidade na educação deve ser uma tendencia para organizações sindicais, instituições de pesquisas, movimentos estudantis e demais entidades ligadas à Educação Superior pública e privada.
Representam a CONTEE os dirigentes Adércia Bezerra Hostin, SINPRO ITAJAÍ-SC; Manoel Henrique da Silva Filho, SINTEEPE Pernambuco; Edson de Paula Lima, FITEE Minas Gerais. Também estão presentes Conceição Aparecida Fornasari , FEPESP/São Paulo; Ailton Fernandes,SINPRO /SP ; Amarildo Cenci SINPRO RS/CONTEE e FETEE SUL.
Texto: Ana Lúcia da Silva com informações CONADU
Fotos: Adércia Bezerra Hostin
{backbutton}