Sindicatos querem um novo rumo para a Educação Superior na América Latina

Comentários desativados em Sindicatos querem um novo rumo para a Educação Superior na América Latina

“A democracia dentro das universidades não pode ser um pedido, deve ser uma exigência” assim bradou Guillermo Scherping representante do movimento dos professores chilenos, durante um dos mais importantes encontros de sindicatos

de trabalhadores da Educação Superior na América Latina, entre 7 e 9 de novembro na capital argentina, Buenos Aires.

A III Reunião Latino americana de sindicatos de Educação Superior e o III Seminário Latino americano de Educação Superior foram momentos de estudos, análises e planejamentos de ações conjuntas entre os sindicatos, federações e confederações de todos os países de origem latina.

A profª Adércia Bezerra Hostin, presidente do Sinpro e Secretária de Assuntos Educacionais da CONTEE, participou dos três dias de debates levando as considerações acerca do que vem acontecendo com a Educação Superior no Brasil e principalmente em Santa Catarina.

“Grandes grupos econômicos já dominam boa parte do “mercado” da Educação Superior no Brasil, isso também vem acontecendo em outros países latino americano. ‘Sou dono, mando eu e pronto’. Sendo uma concessão do estado, o estado deve ser o agente regulador e fazer valer a democracia, a valorização do trabalho docente, fazer valer o caráter universal e democrático que a universidade deve ter, sendo ela privada ou pública” afirma a dirigente.

Adércia informa ainda, que durante os encontros foram planejadas ações conjuntas ligadas a projetos de leis, pressão sobre os governos para uma efetiva regulamentação do ensino superior principalmente quando este se mantém com capital privado, pesquisas que determinem os caminhos do capital universitário e as conseqüências, principalmente, para os trabalhadores. Os participantes também debateram sobre financiamento, evolução e precarização do trabalho acadêmico e docente.

Além disso, foi pontuado por todos os representantes, a necessidade de contínua luta pela soberania democrática dentro das instituições de ensino superior e a autonomia universitária. O encontro contou com a presença de outros dirigentes sindicais do Brasil, especialmente representados pela CONTEE, além de membros e autoridades de boa parte dos países da América Latina.

163 f2